Compartilhe este texto

PF investiga se Amarildo, suspeito de matar Bruno e Dom, tem envolvimento com pesca ilegal

Por Portal do Holanda

22/06/2022 15h25 — em
Amazonas


Amarildo da Costa Oliveira, o

Manaus/AM - A Polícia Federal (PF) vai investigar se Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado", suspeito de matar Dom Phillips e Bruno Pereira, tem envolvimento com uma organização criminosa que pratica a pesca ilegal em terras indígenas no Vale do Javari, no Amazonas. 

Essa é uma nova linha de investigação para desvendar a motivação dos assassinatos do jornalista e do indigenista. Amarildo, Oseney da Costa de Oliveira, o "Dos Santos" e Jeferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha", foram presos suspeitos das mortes. 

"Pelado" informou à PF durante a reconstituição do caso, no dia 15 de junho, que Jeferson seria o autor dos tiros que mataram Dom e Bruno. Ele narrou que "Pelado da Dinha" e o indigenista se encontraram quando a vítima descia o rio Itaquaí em uma lancha da Univaja com Dom a caminho de Atalaia do Norte, momento em que eles discutiram e houve a suposta troca de tiros. 

A suspeita é que Jeferson estava matando um pirarucu em sua canoa quando ambos se toparam. A União do Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) informou que Bruno combatia a pesca ilegal na região, o que fez com que ele se tornasse alvo de constantes ameaças. A pesca do pirarucu só é permitida em áreas de manejo, que são delimitadas por órgãos ambientais.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas