Compartilhe este texto

Pesquisa incentiva a descoberta de novos pigmentos à base de extratos naturais

Por Portal Do Holanda

29/07/2016 15h43 — em
Amazonas



Um projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Izolena da Silva Garrido tem despertado jovens cientistas a descobrirem novas e variadas cores da natureza para serem utilizadas no artesanato e na culinária. O projeto consiste em extrair pigmentos de árvores, folhas, frutos e sementes para serem usados no tingimento de fibras e tecidos e como corantes naturais na gastronomia.

De acordo com Izolena, o projeto estimula a sustentabilidade e a geração de renda. “Essa atividade irá gerar renda para os grupos de artesãos da comunidade Tumbira e irá movimentar a economia local. Além disso, hoje vejo a importância de viver de forma sustentável. Por morar em uma Unidade de Conservação, temos de desenvolver técnicas que possam nos favorecer, usufruindo dos recursos naturais de forma equilibrada e promovendo a utilização dos mesmos em produtos que possam ser resgatados na tradição dos povos ribeirinhos”, afirmou a professora.

O projeto é divido em cinco etapas. A primeira foi a identificação das árvores das quais os pigmentos estão sendo extraídos. Depois, foi feita a catalogação do material para um estudo mais aprofundado, para daí passar para a terceira etapa que consistiu na elaboração e mistura dos pigmentos para gerar novas cores.

Já a quarta etapa será a parte prática do estudo em que será feita a aplicação dos pigmentos nos mais variados tipos de fibras e tecidos, feitos pelos artesãos, além da verificação do produto em pratos da culinária regional para testar a cor e sabor. Por fim, a quinta etapa será a apresentação dessa pesquisa na forma de produtos, a exemplo de acessórios de decoração, bolsas, sandálias, colares, brincos e corantes para alimentos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Amazonas

+ Amazonas