Pesquisa da UEA é premiada por relevância para o desenvolvimento científico

Por Portal do Holanda

14/09/2021 17h12 — em Amazonas

Foto: Reprodução

Uma tese de doutorado defendida ano passado pelo Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB) sobre as precipitações nos rios da Colômbia e Bacia do Prata, foi contemplada pelo Prêmio CAPES Tese 2021 na área de Geociências. Na sua 16ª edição, a premiação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seleciona as melhores teses de programas de pós-graduação do Brasil nos itens originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. 

Também são avaliadas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, a metodologia, redação, estrutura e organização do texto. A tese foi escrita pelo doutorando do programa, Wilmar Loaiza Ceron e orientada pela professora da UEA, Rita Valeria Andreoli de Souza e pelos coorientadores Mary Toshie Kayano e Rodrigo Augusto Ferreira, também professores da UEA. 

O estudo traz resultados pioneiros sobre variabilidade multidecenal do jato do Choco, seus impactos na precipitação, níveis de rios na Colômbia, e novas discussões sobre mudanças e tendências nos extremos de precipitação diária na Bacia do Prata. Também apresenta uma projeção internacional e nacional por ter gerado cinco publicações originais em periódicos de classificação 'A' no Qualis CAPES, verificada por meio de citações nas plataformas Scopus, Publons e Google Acadêmico.

O trabalho reúne experiência e conhecimento crítico de vários especialistas da Colômbia, Brasil, Estados Unidos e Espanha, que apoiaram e participaram de discussões dos resultados da tese. 

A orientadora da tese, Rita Valeria, afirmou que o reconhecimento nacional das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPG-CLIAMB não seria possível sem o apoio institucional do INPA com a UEA. Para ela, é uma grande honra receber o prêmio. Esse reconhecimento serve como incentivo para outros docentes e discentes do Programa, uma vez que mostra a valorização de toda dedicação durante o desenvolvimento do trabalho", comenta a professora.

Bolsa de Estudos

Os autores selecionados vão receber bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Já os orientadores ganharão prêmio em dinheiro para participação em evento acadêmico-científico nacional, além de certificado que também será entregue aos coorientadores e ao Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi defendida.

A cooperação interinstitucional entre a UEA e o INPA é considerada fundamental para a capacitação de recursos humanos na região, especialmente no contexto das Ciências Atmosféricas. Hoje, o INPA tem o papel importante de sediar o PPG-CLIAMB na Amazônia, enquanto a UEA contribui significativamente através da atuação de professores da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), como docentes permanentes do Programa.

O programa se beneficia da infraestrutura de laboratórios das duas instituições, o que permite o desenvolvimento de pesquisas com alto impacto.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas