Manaus/AM – O leitor que enviou a foto não deu o nome, mas conta que foi, com uns amigos, pescar lá pelas bandas dos Autazes, município a 112 km de Manaus, na comunidade de Mutuca, onde, diz ele, pegaram tanto peixe que a canoa quase afunda.
Para registrar o sucesso da pescaria fizeram umas fotos e quando foram olhar as imagens, já em Manaus, descobriram que não estavam sós: Em uma das fotos aparecia essa bela morena que os assustou e que chamaram de assombração saindo do rio.
Vai ver que era a Iara, ou Uiara que, contam as lendas amazônicas, era uma bela indígena e ia ser morta pelos irmãos ciumentos. Para se defender, os matou, mas o pai soube do acontecido e a perseguiu pela floresta e a jogou no rio Solimões. Os peixes se compadeceram e a transformaram em sereia para salvar sua vida. Desde então ela vive pelos rios amazônicos onde aparece para pescadores e os encanta levando-os para o fundo dos rios.
Dessa vez esses aí escaparam dos cantos da sereia de água doce, ou então é só mais uma história de pescador.
Fotos: Leitor via WhatsApp Portal do Holanda

