Parque das Orquídeas em Presidente Figueiredo reabre após presença de onça
Manaus/AM- O Parque Natural das Orquídeas, em Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, reabrirá ao público no dia 12 de junho, após quase um mês fechado devido à presença de uma onça-pintada com filhote em abril deste ano.
A visitação foi suspensa quando equipes ambientais encontraram rastros do felino próximo à entrada da trilha. A área foi isolada por segurança, mas técnicos confirmaram a ausência de novos sinais da onça, permitindo a liberação do parque.
"Temos segurança para reabrir o parque no dia 12. Não houve mais indícios da presença da onça, o que garante a preservação da espécie e a segurança dos visitantes", afirmou Olavo Di Angiolis, secretário municipal de Sustentabilidade para a imprensa.
Com reparos sendo feitos na trilha, especialmente na ponte da Corredeira da Orquídea, o parque, que recebe cerca de 130 visitantes diariamente, volta a ser um dos principais pontos de ecoturismo do estado.
A presença da onça-pintada é vista como um sinal da boa saúde do ecossistema local, indicando a abundância de presas como pacas e cutias.
ASSUNTOS: Amazonas