Pariri, iguana, gaviões-pedrês e tamanduá são resgatados em Manaus
Manaus/AM - Um pariri (Geotrygon montana), uma iguana (Iguana iguana), dois filhotes de gavião-pedrês (Rupornis magnirostris) e um tamanduá (Tamandua tetradactyla) foram resultados, na segunda-feira (1º), após serem encontrados em situação de risco, em Manaus.
As ocorrências foram registradas nos bairros Novo Aleixo (zona norte), Tancredo Neves (zona leste), Parque Dez (zona centro-sul) e Distrito Industrial (zona sul). Em todos os casos, moradores e trabalhadores acionaram a Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam ao encontrarem os animais em situação de risco.
O resgate do pariri foi feito no bairro Novo Aleixo, após a moradora Esther Alves encontrar a ave debilitada em via pública. “Eu estava voltando do trabalho na madrugada (entre 27 e 28/08), quando passei de moto. Ela estava bem aqui na ladeira, deitadinha no chão. Eu tentei pegar e vi que estava debilitada. Acho que um gato ou cachorro tentou morder e arrancou algumas peninhas. Então comecei a cuidar dela”, relatou.pari
A iguana foi localizada em um canteiro na Avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves. O funcionário de uma loja, Eduardo Oliveira, foi quem acionou o resgate após localizá-la. “Eu cheguei aqui umas 8h. O pessoal estava olhando para o lado e eu perguntei o que era. Aí saiu um lagartão, uma iguana grande. Então liguei para os bombeiros, só que não tive retorno. Não consegui contato com eles. Aí pesquisei o número do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus, peguei o contato de vocês e mandei mensagem no WhatsApp”, contou Eduardo.
Os dois filhotes de gavião-pedrês caíram do ninho em um sítio no bairro Parque Dez. Funcionários do local fizeram o recolhimento e acionaram o Ipaam. “O rapaz encontrou os filhotes e pedi para ele trazer. Tentamos entregar no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no domingo (31/08), mas não deu certo. Disseram que só poderia no Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. Não conseguimos ir até lá, porque era muito longe”, explicou o morador Caio Frank.
O tamanduá foi encontrado dentro de uma empresa de soldagem no Distrito Industrial, surpreendendo os trabalhadores no início do expediente. “A informação que nos foi passada é que o rapaz que fez a arrumação das caixas encontrou o animal hoje [segunda-feira] de manhã. Dá para deduzir que foi de ontem para hoje, porque a empresa não funciona no domingo, só de segunda a sábado. No sábado não tinha esse animal, então deve ter surgido de ontem para hoje”, disse o funcionário Lenildo Sena.
Todos os animais, com exceção da iguana, que foi devolvida à natureza em uma área verde do Parque Dez durante o resgate dos gaviões, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. No local, passaram por avaliação veterinária e, após reabilitação, serão reintegrados ao habitat natural.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas