Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Parceria entre escolas públicas e Polícia Militar reduz índices de evasão escolar no Amazonas

Publicado

em

A Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, localizada na zona oeste de Manaus, apresentou nesta quinta-feira, 6 de agosto, a Mostra de Gestão 2015, tendo como destaque a diminuição de 20% para apenas 2% de evasão escolar. Um dos fatos que contribuíram para esse saldo positivo foi a parceria estabelecida entre a escola e a Polícia Militar, por meio do projeto “Escola Legal”.

Segundo a gestora da escola, Yonne Rocha, essa parceria ajudou e muito a escola a alcançar esses índices. O  projeto “Escola Legal” oferece atividades extracurriculares aos alunos, no contra-turno, como jiu-jítsu, futsal, orientações sobre os perigos das drogas, e outras ações.

A escola já foi tida como uma das mais problemáticas do Estado. Segundo a própria gestora da unidade de ensino, Yonne Rocha, houve um tempo em que alunos só poderiam estudar se tivessem escolta, mas, atualmente, a realidade é completamente outra, segundo ressalta a gestora.

Ela explica que 38 alunos da escola, que concluíram o ensino médio em 2014, foram aprovados nos vestibular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Para conseguir esses resultados, a escola plantou a semente”, diz o agora universitário João Victor Araújo, 22 anos. O colégio também conseguiu aprovar 76 alunos em outras Universidades.

Segundo o tenente-coronel PM George Feitosa, que deu início à parceria ainda no ano de 2012, hoje, fala dos frutos dessa união. “É a interação polícia-comunidade, o maior legado que deixamos aqui, e isso graças à direção que preocupada com os problemas da escola decidiu agir”, disse o tenente-coronel.

Outro dado apresentado aos alunos, pais, professores e membros da sociedade que comparecerem à apresentação da Mostra foi um panorama feito pelo próprio educandário, o qual mostra que há exatos dois anos o índice de reprovação no ensino médio alcançava os 36%, entretanto hoje está entre 0,8% e 0,9%.

Outro convidado que foi bastante aplaudido no evento foi o capitão PM Alex Cabral, comandante da 8ª Companhia Interativa Comunitária (8ª Cicom). É ele o responsável pelo policiamento na região onde está inserida a escola. Os jovens são liberados para conhecer o quartel e no local são realizadas atividades desportivas entre outros.

Cabral participa pessoalmente das atividades com os jovens. “Nossa intenção é trazer esses jovens para o caminho dos estudos e fazemos isso através da parceria com a direção da escola, onde um turno por dia participa de nossas atividades”, ressalta o comandante da 8ª Cicom.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.