Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Palestra sobre psico-oncologia comemora Dia do Psicólogo no FCecon

Publicado

em

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), através da Diretoria de Ensino e Pesquisa e do Serviço de Psicologia, promove, no próximo dia 26, a 'Quarta Científica' em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado na mesma semana. A programação inclui um ciclo de palestras sobre a psicologia voltada à área oncológica. O evento, que acontece entre 19h e 20h40, é aberto ao público externo. São aguardadas cerca de 140 pessoas, em sua maioria profissionais da área da saúde.

As palestras acontecerão no auditório da instituição, localizada na rua Francisca Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. As inscrições podem ser feitas no DEP ou no Serviço de Psicologia ao valor de R$ 10, valor que dá direito a coffee break e participação em toda a programação, incluindo a apresentação e análise de casos clínicos de pacientes em atendimento na Fundação.

De acordo com a psicóloga da FCecon, Graciete Ribeiro, o tema escolhido para esta Quarta Científica foi 'A psicologia na interdisciplinaridade'. Já as palestras terão as seguintes abordagens: 'Expertise do psicólogo no hospital de oncologia' – ministrada pela própria psicóloga – e 'A abordagem da morte com pacientes fora de possibilidade terapêutica', que ficará a cargo da psicóloga Maysa de Souza Cruz, membro do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos da instituição.

Entre os objetivos, explica Graciete, está mostrar a importância da psico-oncologia, especialidade que tem como proposta compreender melhor as vivências dos pacientes com câncer e de suas famílias. “Será basicamente uma apresentação sobre que tipo de trabalho um psicólogo deve desenvolve em um hospital de oncologia, a compreensão das características da doença, tipos de terapias e intervenções que vão desde a entrada do paciente na unidade até sua relação com familiares e com a equipe de profissionais que o auxilia durante o tratamento”, explicou. Os telefones para obter maiores informações são: 3655-4620 e 3655-4703.

Veja Também

Atendimento psicológico

Segundo a psicóloga, a participação do profissional dessa área específica no processo de enfrentamento da doença ajuda o paciente a elaborar estratégias para superar o câncer. “Hoje, o Serviço de Psicologia realiza, em média, 300 atendimentos/mês. Isso inclui a parte clínica e hospitalar, que envolve atividades educativas, terapias individuais e de grupo, consultas, atividades com interconsultas (onde o psicólogo acompanha a consulta do paciente com o profissional médico, palestras em salas de espera, entre outros”, comentou. O atendimento é gratuito e destinado apenas aos pacientes em tratamento na Fundação Cecon e seus familiares.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.