Compartilhe este texto

Pacientes com câncer devem ser atendidos pelo SUS no prazo de até 2 meses após o diagnóstico

Por Portal Do Holanda

22/05/2013 15h41 — em
Amazonas



O Ministério Público Federal no Amazonas enviou ofício à Secretaria de Estado da Saúde solicitando informações sobre a implementação da lei que assegura o tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde. O documento estabelece prazo de dez dias para resposta.
 
A Lei nº. 12.732/2012 garante ao paciente com câncer, gratuitamente, o acesso a todos os tratamentos necessários pelo SUS. Pela lei, o paciente tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no prazo de até 60 dias contados a partir da data do diagnóstico da doença, ou ainda em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.
 
Em novembro do ano passado, quando foi sancionada, a nova lei previa o prazo de 180 dias a partir da publicação oficial para entrar em vigor. O prazo terminou ontem e as determinações passaram a vigorar a partir de hoje (22), o que motivou o MPF em todo o país a realizar uma mobilização nacional pelo respeito ao direito de tratamento dos pacientes acometidos de neoplasias malignas.
 
Os gestores que descumprirem a lei estarão sujeitos a penalidades administrativas. O artigo 4º da lei determina ainda aos Estados com grandes espaços territoriais sem serviços especializados em oncologia, como é o caso do Amazonas, que elaborem planos regionais de instalação para superar essa carência.
 
O ofício enviado à Susam também requer informações sobre o tempo médio de obtenção do diagnóstico do câncer no SUS, sobre o acesso aos medicamentos de alto custo e prazos de entrega dos mesmos a brasileiros e também a estrangeiros que moram no país, especialmente nas regiões de fronteira. O MPF pediu ainda o envio do relatório referente à mais recente fiscalização do Ministério da Saúde em relação à situação dos cadastros e do cumprimento das normas referentes ao acesso a medicamentos de alto custo.
 

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: atendimentos, câncer, pacientes, sus, Manaus, Amazonas

+ Amazonas