Paciente de 58 anos retorna a Manaus após se recuperar da Covid-19

Por Portal do Holanda

14/05/2021 20h50 — em Amazonas

Foto: Divulgação/Secom

Manaus/AM - Paciente, de 58 anos, recuperada da Covid-19 que estava em tratamento em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, retornou a Manaus, nesta quinta-feira (13). Ela é a última paciente transferida para outro estado, durante período de alta taxa de ocupação dos hospitais de Manaus, por conta da segunda onda da Covid-19.

No total, 542 pacientes foram transferidos para 16 estados, do dia 15 de janeiro a 10 de fevereiro. A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, disse que a “Operação Vida” foi uma demonstração de força do Sistema Único de Saúde (SUS); e que o Amazonas também fez sua parte, quando alcançou a redução da taxa de ocupação de leitos, recebendo pacientes de outros estados com a “Operação Gratidão”.

“A ‘Operação Vida’ aconteceu no momento em que o Amazonas enfrentava a fase mais crítica da pandemia. A transferência de pacientes foi possível devido a uma forte articulação do Ministério da Saúde, FAB e Conass, onde o SUS mostrou a sua força e princípios. Após o equilíbrio de leitos, o estado realizou a ‘Operação Gratidão’, com o intuito de também contribuir com estados que se encontravam com alta taxa de ocupação e como gratidão ao que os demais estados fizeram pelo Amazonas”, explicou a secretária.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas