Operação "Zero Metanol" apreende 13 mil litros de bebidas em Manaus
Manaus/AM - Uma fiscalização realizada nesta quinta-feira (9) em Manaus resultou na apreensão e inutilização de 13 mil litros de bebidas, entre cervejas e energéticos, em condições irregulares de armazenamento. A ação ocorreu no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e faz parte da operação “Zero Metanol”, promovida pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) desde a última segunda-feira (6).
Do total apreendido, 12,6 mil litros eram de cerveja de diferentes marcas e cerca de 400 litros de energético. A distribuidora responsável pelos produtos foi autuada pela Visa Manaus. A diretora da Vigilância Sanitária, Maria do Carmo Leão, informou que os itens estavam danificados, vencidos, mal identificados e armazenados de forma inadequada, expostos ao sol e sem higiene adequada.
Os produtos foram encaminhados ao Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, no quilômetro 19 da rodovia AM-010, onde foram inutilizados. A distribuidora responderá a Processo Administrativo Sanitário, com multa que pode variar de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), equivalente atualmente a R$ 145,37 cada, além de outras penalidades previstas.
A Visa Manaus reforçou a importância da operação para proteger a saúde da população, alertando que o consumo de bebidas de procedência duvidosa pode causar intoxicação por metanol, com riscos graves como cegueira e até morte. A entidade orienta que denúncias sobre produtos suspeitos sejam feitas à Ouvidoria da Visa e destaca os canais de emergência para casos de intoxicação, como o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM) e o Disque-Intoxicação da Anvisa.
ASSUNTOS: Amazonas