Operação noturna em Manaus vistoria presença de farmacêuticos em drogarias
Manaus/AM- A Prefeitura de Manaus intensificou a fiscalização em farmácias e drogarias que operam no período noturno ou em regime de 24 horas. Por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi realizada neste último fim de semana a operação "Galeno Nocturnes".
Entre a sexta-feira, 26 de setembro, e o domingo, 28 de setembro, as equipes da Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed) da Visa Manaus inspecionaram 10 estabelecimentos em todas as zonas da capital. O foco da ação era verificar a presença obrigatória do profissional farmacêutico e a regularidade de sua documentação e escala de plantão.
O balanço da operação foi satisfatório: todos os 10 locais fiscalizados estavam em conformidade com a lei, apresentando o farmacêutico responsável presente no momento da inspeção, além da documentação que comprovava a regularidade da composição das equipes noturnas.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, destacou a importância crítica desses profissionais. "A atuação do farmacêutico é indispensável ao funcionamento das drogarias, em qualquer horário. São eles que orientam os pacientes sobre o uso correto de medicamentos, prevenindo a automedicação e interações perigosas, além de garantir a qualidade dos produtos", afirmou.
A legislação exige a presença contínua do farmacêutico, e sua ausência pode resultar em autuações e até mesmo na interdição do estabelecimento.
Maria do Carmo Leão reforça que o papel desses profissionais vai além da simples entrega de medicamentos. "O trabalho do profissional não se limita à dispensação, mas contribui para a prevenção de riscos à saúde e para o uso racional dos medicamentos e a execução de serviços farmacêuticos à população", completou.
A população é incentivada a denunciar irregularidades sanitárias ligadas a produtos e serviços. O contato com a Ouvidoria da Visa Manaus pode ser feito pelo número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h) ou pelo e-mail [email protected] (em qualquer horário).
ASSUNTOS: Amazonas