Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus informou que já retirou mais de mil toneladas de resíduos sólidos da orla do Rio Negro apenas nos três primeiros meses de 2026. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, evidenciando o impacto do descarte irregular de lixo na capital amazonense.
Segundo o levantamento, as operações de transbordo realizadas no período registraram volumes expressivos de resíduos retirados das margens e do espelho d’água. Ao todo, foram contabilizadas 479,9 toneladas na primeira ação, 320,7 toneladas na segunda e 393,9 toneladas na terceira, referente ao mês de março, reforçando a necessidade de ações contínuas de limpeza urbana.
De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, o trabalho ocorre de forma permanente, mas ainda enfrenta desafios devido ao descarte inadequado. “O trabalho é permanente, estruturado, e envolve uma grande operação todos os dias. Mesmo com a cidade praticamente toda atendida pela coleta regular, ainda enfrentamos o impacto do descarte irregular”, afirmou. Ele destacou ainda que a colaboração da população é essencial para reduzir os impactos ambientais.
A limpeza da orla ocorre diariamente no trecho entre a marina do Davi e a Ponta das Lajes, com uso de balsas para retirada dos resíduos, que depois são encaminhados ao aterro municipal. Além disso, a prefeitura mantém ecobarreiras em igarapés para conter o lixo antes que chegue ao rio. Desde o início das operações contínuas, em 2021, mais de 25 mil toneladas de resíduos já foram removidas, enquanto novas ações seguem sendo intensificadas, especialmente durante o período chuvoso.



