O delegado de polícia federal Zulmar Pimentel dos Santos assume a Secretaria de Segurança Publica do Amazonas ainda hoje. O delegado, que já ocupou o segundo posto na hierarquia do Departamento de Polícia Federal, como diretor-executivo, é amazonense e foi convidado ainda em janeiro pelo governador Omar Aziz,
Com a posse de Zulmar, mudam algumas peças que vinham se mantendo no comando da segurança do estado. Na Policia Militar sai Dan Câmara, mas seu substituto ainda será anunciado durante todo o dia de hoje. Ao contrário do que foi divulgado, Dan não deve voltar para o comando da Força Nacional de Segurança, onde há rejeição ao seu nome.
O delegado Zulmar Pimente ficou conhecido nacionalmente não apenas por ser um delegado atuante dos quadros da Polícia Federal. Em 2007 foi acusado de ter vazado informações sobre a Operação Navalha, ação policial que desbaratou fraudes de um grupo de empresários em contratos com órgãos do governo. Perdeu o cargo de diretor executivo do Departamento de Polícia Federal (DPF), foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça, ficou afastado do serviço por 60 dias e viveu um longo período de ostracismo.
Mas o Processo Disciplinar Administrativo (PAD 13/2007) a que respondeu foi arquivado após inocentá-lo das acusações. Seu nome teria sido usado indevidamente por outros dois delegados - Andrea Tsuruta e Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, da Diretoria de Inteligência da PF.

