Obras de Moacyr Andrade em exposição no Manaus Vianorte

Por Portal do Holanda

27/10/2015 16h04 — em Amazonas

Uma das maiores expressões da arte amazonense, senão a maior delas, o artista plástico Moacyr Andrade está com suas obras exposta no Shopping Manaus ViaNorte – Avenida Arquiteto José Bento Rodrigues, 3.760, Nova Cidade, na zona Norte. É exposição é gratuita e pode ser vista no horário de 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 22h, aos domingos e feriados.

Com trabalhos espalhados pelos quatro cantos do mundo, Moacyr Andrade é uma referência amazônica com seus quadros retratando temas da região expostos nas paredes das casas de amigos, admiradores de sua arte, museus e pinacotecas.

Os quadros expostos no Manaus ViaNorte retratam flores da fauna amazônica, como não poderia deixar de ser, com traçados minuciosos – uma característica do artista – e um frenesi de cores bem típicos da região. As telas em acrílico, no tamanho de 1,5 metro, algumas em alto relevo, demonstram  todo o potencial do pintor.

O público poderá apreciar, ainda, outro lado do pintor Moacyr Andrade: seus modelos náuticos. Apaixonado pela cultura regional, ele também possui um conjunto de obras de barcos feitos em madeira, que fazem parte de uma coleção doada pelo próprio artista ao Serviço Social do Comércio (Sesc), parceiro do shopping na exposição. “Temos algumas peças desse acervo náutico do artista sendo restauradas e que fazem parte de uma coleção. Os quadros também fazem parte de doações dela para o Sesc e, inclusive, chegaram a ser expostas na nossa galeria, que tem o nome dele”, informa a técnica de Artes Visuais do Sesc, Denise Vicentim.  

Pintor e desenhista autodidata, Moacyr Andrade aperfeiçoou sua arte cursando desenho da antiga Escola Técnica de Manaus e se graduando em Museologia no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente é considerado pela crítica como um dos maiores representantes vivo da arte amazonense. 

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas