Compartilhe este texto

OAB suspende votação do Quinto Constitucional no Amazonas

Por Portal Do Holanda

15/12/2025 21h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM- O processo de formação da lista sêxtupla para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi paralisado por uma decisão cautelar do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A suspensão interrompe a consulta direta aos advogados que ocorreria no dia 19 de dezembro.

A medida foi tomada após um recurso questionar a elegibilidade de uma candidata, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini. O questionamento alega que ela não teria cumprido o requisito constitucional de dez anos de exercício ininterrupto da advocacia, devido à ocupação de cargos de direção na administração pública incompatíveis com a profissão, como na Casa Civil de Manaus e na CIAMA.

O conselheiro relator acolheu o pedido, considerando a plausibilidade jurídica do argumento e o risco de prejuízo irreversível se a votação prosseguisse.

A decisão suspende o processo e impede o envio da lista ao TJAM até o julgamento final do mérito pelo Conselho Federal. A OAB Amazonas informou que cumprirá a determinação, garantindo a transparência e a legalidade do processo.

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas