Compartilhe este texto

OAB-AM dá início a campanha de combate aos coiotes em Manaus

Por Portal Do Holanda

30/05/2016 15h53 — em
Amazonas



A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) deu início à campanha "Diga Não ao Coiote" na manhã desta segunda-feira (30). Com distribuição de panfletos em frente ao Fórum Regional de Trabalho, no Centro da cidade, advogados conversaram com colegas de profissão e clientes sobre os coiotes - pessoas que distribuem cartões de advogados em frente a fóruns para ganhar comissão. A prática é considerada uma infração pelo Estatuto da Advocacia e Código de Ética, e oferece insegurança a quem busca serviços advocatícios.

A campanha será realizada em vários pontos de Manaus para conscientizar a população e os advogados de Manaus sobre os riscos da coiotagem. Segundo a vice-presidente da OAB-AM, Adriana Lo Presti Mendonça, a prática põe os interesses do contratante em perigo. 

"Muitas vezes, os coiotes indicam pessoas que não são advogados de verdade - de forma que o cliente não terá o atendimento e atuação necessária. Além disso, vale ressaltar que o advogado que contrata alguém para fazer captação de clientes dessa forma infringe a nossa ética", explicou. 

A infração disciplinar é prevista no artigo 43 do Estatuto da Advocacia, que estabelece sanções, dentre as quais, multa, censura e suspensão (em caso de reincidência). Aplicada por três vezes, essa última penalidade pode resultar, até mesmo, na exclusão do advogado dos quadros da OAB.

O presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, contou que a campanha será realizada em outros pontos da cidade. "Os coiotes atuam nas imediações da Justiça do Trabalho, Procon e em outros locais onde pessoas vão em busca dos advogados. A infração é do advogado que utiliza esse meio de captação. A campanha é uma questão de alertar que o bom advogado não é encontrado na rua. Quem utiliza de meios anti éticos provavelmente não pratique a ética com seus cliente", ressaltou. 

A corregedora da OAB-AM Danielle Aufiero afirmou que a campanha trata-se de um instrumento necessário para defender a população que precisa de serviços dos advogados. "O movimento abre os olhos da população. Os coiotes muitas vezes levam os clientes a uma pessoa que não vai dar o atendimento necessário. É uma prática arriscada, pois ninguém sabe qual a real intenção desse desconhecido que te aborda com indicação", explicou. 

A programação terá continuidade nesta terça-feira, às 8h, com panfletagem no estacionamento da OAB-AM da Rua Salvador e Fórum Ministro Henoch Reis, Adrianópolis. No dia seguinte, a ação acontecerá no no Fórum Desembargador Mário Verçosa - bairro Aparecida, às 8h. No dia 2 de junho, a campanha chegará às 8h no Fórum Desembargador Lúcio Fonte de Resende - Av. Noel Nutels - Cidade Nova, e às 9h no Fórum Azarias Menescal de Vasconcellos - Av. Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Campanha, cidades, Manaus, OAB, Amazonas

+ Amazonas