Ação Cidadã recebe o reconhecimento dos indígenas
A primeira Ação Cidadã realizada pela Prefeitura de Parintins recebeu o reconhecimento dos tuxauas e comunitários que participaram das atividades de expedição de documentos, atendimento médico e odontológico, assistência social, práticas de esporte e lazer, além de distribuição de mudas e sementes, vacinação de cães e gatos, e palestras de conscientização ambiental.
A programação foi aberta pelo prefeito Alexandre da Carbrás e contou com a presença de líderes indígenas, do presidente da Câmara Municipal Rildo Maia, vereadores e da população local. “As autoridades maiores dessa Região são os tuxauas e as lideranças, e nós parintinenses temos uma dívida eterna com os índios, porque afinal deconstas estamos em cima da terra que eles fundaram”, soldou o prefeito.
De acordo com as lideranças indígenas essa foi a maior ação já realizada no interior do município, e principalmente em uma região indígena. Para atender as famílias uma mega estrutura foi montada e mais de 200 pessoas envolvidas no mutirão. Para o tuxaua mais idoso da região, Antônio Ferreira, de 94 anos, o prefeito Alexandre da Carbrás realiza um feito que a comunidade esperava há muito tempo.
O cacique discursou ao público na língua do tronco tupi sendo traduzido para o português por um intérprete, o professor Leonardo Miquiles. Ele disse que os atendimentos vieram em boa hora e que centenas de pessoas podem ser beneficiadas. “A chegada do prefeito Alexandre da Carbrás e sua equipe é a primeira grande ação na comunidade Nova Alegria”, disse seu Antônio.
Os moradores da comunidade Nova Galileia, a última da região indígena, receberam a ampliação da rede de água em 1300 metros, beneficiando 19 famílias. A ação planejada em aproximadamente dois meses é uma mostra da preocupação da administração municipal com a população rural.
ASSUNTOS: Amazonas