Início Amazonas Núcleo de Astronomia da UEA aprova projeto internacional
Amazonas

Núcleo de Astronomia da UEA aprova projeto internacional

Envie
Envie

Manaus/AM- O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aprovou pelo segundo ano consecutivo mais um projeto internacional junto à União Astronômica Internacional (UAI), órgão máximo da Astronomia. O coordenador do Nepa, Doutor Nélio Sasaki, agradeceu à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) pelo apoio nessa conquista.

Segundo Sasaki, em 2017, os Planetários Digitais de Parintins e de Manaus, adquiridos com apoio da Fapeam, receberão fomento diretamente da UAI. Os recursos são provenientes da França, via União Astronômica. O Nepa também aprovou um projeto em âmbito nacional junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do programa Universal.

De acordo com o pesquisador, o novo projeto, “Astronomia para todos”, aprovado junto a UAI pretende socializar os diversos saberes das várias etnias indígenas encontradas no Amazonas. O núcleo recebeu uma carta de anuência da América Hispânica e passa a ter livre acesso aos povos indígenas vizinhos.

O projeto “Astronomia para todos” terá início em março de 2017 e será concluído na primeira semana de dezembro do mesmo ano.

 

Siga-nos no

Google News