Compartilhe este texto

Novos conselheiros da APA Ufam-Acariquara tomam posse

Por Portal Do Holanda

24/07/2015 9h11 — em
Amazonas



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) empossou na manhã desta quinta-feira, 23, os novos conselheiros integrantes do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ufam-Acariquara. O conselho entra em seu segundo mandato com uma formação maior e mais fortalecido, com um total de dez instituições representadas, entre as quais a Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).

O mandato será de dois anos e o trabalho, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, desenvolvido em parceria com as instituições, principalmente a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que detém a posse da maior parte do território que integra a APA. Dos 759 hectares da área de proteção, pelo menos 600 hectares pertencem à universidade, o equivalente a 80%.

“Enquanto órgão de gestão ambiental municipal, temos a atribuição de atuar na proteção do entorno dessa área, evitando a pressão sobre esse fragmento tão importante, e o Conselho Consultivo da APA Ufam deve ter um papel preponderante no processo de discussão e alternativas para a resolução de problemas vividos na área, a exemplo das ocupações irregulares e descarte ilegal de resíduos sólidos”, afirmou o secretário Itamar Mar. Para a presidente do Conselho, Angeline Ugarte, que é técnica da Semmas, a inclusão da Adua na nova formação significa um avanço na capilaridade do conselho, uma vez que os docentes são público permanente, geradores e disseminadores de conhecimento.

A posse dos novos conselheiros aconteceu no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), da Ufam.  Estão representados no conselho os órgãos municipais de meio ambiente, planejamento urbano e infraestrutura da Prefeitura de Manaus (Implurb e Seminf), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Ufam, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra),

Conjunto Acariquara, Movimento Educar para a Cidadania e o Instituto Amazônico de Cidadania (Iaci).

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas