Não tomar 2ª dose pode criar variantes da covid-19 resistentes à vacina

Por Portal do Holanda

14/04/2021 9h31 — em Amazonas

Foto: Divulgação / Quase 70 mil amazonenses não voltaram para tomar segunda dose da vacina

Manaus/AM - O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (13), que 1,5 milhão de brasileiros não retornaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Pelo Twitter, o virologista Átila Iamarino, referência na pesquisa sobre a pandemia, respondeu um seguidor que  perguntou sobre a segunda dose, afirmando que não concluir a imunização pode criar um ambiente propício para nova variantes resistentes a vacina.

Os números divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que o Amazonas é o 7º Estado com maior numero de pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina, são 69.932 mil que não retornaram aos postos.

“Quem toma só uma dose pode desenvolver imunidade parcial. O que não seria suficiente para proteger a pessoa do vírus. Mas pode ser suficiente para selecionar linhagens virais que escapam dessa imunidade”, alertou.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas