Na Ponta Negra, videoinstalação “Aqui” mostra cotidiano de travestis
O calçadão da Ponta Negra, zona Oeste, será palco para uma videoinstalação urbana denominada “Aqui”, da artista Keila Serruya, neste domingo, 7. A atividade faz parte da programação da 1ª Mostra Manaus de Artes Visuais, realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A apresentação será em frente ao anfiteatro do complexo, com início às 16h.
O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, ressalta que a mostra reúne jovens talentos de Manaus da área de artes visuais e que está ultrapassando os limites do Paço da Liberdade. "Apesar de termos a mostra fixa no Paço, deixamos os artistas à vontade para sugerirem e utilizarem outros espaços, conforme a criatividade deles. É muito interessante essa proposta de levar arte para a Ponta Negra em um dia em que há muita atividade e circulação de pessoas", disse Bernardo.
.jpg)
Instalação é a manifestação artística que consiste na organização e apresentação de elementos em um ambiente. No caso da obra "Aqui", envolve a apresentação de vídeos com a intervenção ao vivo das próprias personagens, o que torna ainda mais interessante a interação com o público.
Segunda a produtora de audiovisual e idealizadora do projeto, Keila Serruya, esta instalação é a parte final de um trabalho que começou em 2010, com o lançamento do curta-metragem “Assim”. Anos depois, Keila lançou a continuação da obra com a videoinstalação “Assim Aqui” e este ano fecha o ciclo de pesquisa com o lançamento do “Aqui”. O tema principal dos três trabalhos é o cotidiano de travestis e transexuais de Manaus. "O trabalho é uma nova forma que encontrei de abordar o assunto", explicou a artista.
A videoinstalação “Aqui” vai mostrar, com televisores, um sistema de som e fotos, um pouco do cotidiano de travestis e transexuais, com depoimentos colhidos nas ruas de Manaus. Além disso, os próprios personagens entrevistados para os vídeos estarão presentes durante a videoinstalação na Ponta Negra. "A presença deles irá trazer o peso real e palpável do presente. O intuito é promover a interação, estimulando a opinião pública a uma reflexão humana, sobre a realidade vivida pelos transexuais, pois a maioria se mostra mais à noite", disse Serruya. Ela complementa que a apresentação foi antecipada das 18h para 16h para dar mais visibilidade aos convidados. A previsão de término da apresentação é 20h, "mas ficaremos até quando tiver público", finalizou.
Texto: David Batista
ASSUNTOS: Amazonas