Municípios do Amazonas recebem protocolos de biossegurança do turismo

Por Portal do Holanda

15/10/2020 16h28 — em Amazonas

Amazonastur vai entregar protocolos e cartilhas a secretários municipais - Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Manaus/AM - A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) produziu e iniciou a entrega, nesta quinta-feira, dia 15, dos oito protocolos de biossegurança para retomada responsável do turismo. As publicações começaram a ser repassadas aos secretários dos municípios do interior que, por sua vez, as enviarão aos operadores. 

No mês passado, o governo do Amazonas lançou o plano de retomada do turismo de forma responsável e os protocolos são uma forma de garantir segurança aos turistas e trabalhadores do setor. 

A Amazonastur está repassando, também, cartilhas que trazem as orientações do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal, além do Mapa do Turismo Brasileiro. 

A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós, explica que os protocolos são enviados de acordo com a quantidade de operadores cadastrados no Cadastur, o sistema oficial de registro do Ministério do Turismo, que é gerenciado em parceria com os órgãos oficiais dos estados e do Distrito Federal.

Os protocolos reúnem as principais orientações dos órgãos mundiais de saúde para as boas práticas sanitárias, que devem ser utilizadas no período pós-pandemia. As cartilhas oferecem aos operadores, durante a retomada gradual dos serviços, orientações sobre as condutas a serem implementadas, nos empreendimentos, para que ofereçam aos turistas, consumidores e profissionais do setor a segurança necessária à prevenção da covid-19. 

"Receber esses protocolos é importante porque vai reforçar o trabalho de divulgação que nós já estamos fazendo junto aos hotéis desde antes da reabertura das atividades não essenciais no município. Vamos retornar e entregar agora impresso. Implementado, o turista se sentirá seguro por saber que o município cumpre normas e é fiscalizado", disse a secretária de Cultura e Turismo de Careiro Castanho, Neuzilena Macena. O turismo ecológico e de pesca são as atividades de destaque no município, segundo Neuzilena. 

Cada um dos protocolos criados pela Amazonastur traz as orientações para atividades específicas: agências de viagens, bares e restaurantes, eventos, guias de turismo, hotelaria, operadores da pesca esportiva, transporte terrestre e fluvial, uso do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.  

Os documentos podem ser acessados por meio do site www.amazonastur.am.gov.