Início Amazonas MPF quer informações sobre possível realização da Copa América no Amazonas
Amazonas

MPF quer informações sobre possível realização da Copa América no Amazonas

MPF quer informações sobre possível realização da Copa América no Amazonas
MPF quer informações sobre possível realização da Copa América no Amazonas

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) requisitou informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Governo do Estado do Amazonas sobre a possível realização da Copa América de futebol em Manaus (AM).

Em ofícios encaminhados às instituições, o MPF questiona sobre datas dos jogos na capital amazonense, se os jogos terão público nos estádios ou não e quais as medidas preventivas e avaliações de risco feitas para organização do evento, requisitando encaminhamento dos documentos e relatórios relacionados.

O MPF oficiou também a Fundação de Vigilância em Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que prestem informações epidemiológicas, técnicas e sanitárias a respeito da viabilidade de realização da Copa América em Manaus. Devem também informar as medidas a serem adotadas pelo governo local para a realização do evento, para prevenir a transmissão da covid-19.

As instituições oficiadas têm até hoje, 1º de junho, para responder às requisições.

Apuração administrativa – A partir de notícias divulgadas em redes sociais e por veículos de comunicação, indicando o aval do governo brasileiro na realização da Copa América no país, com jogos em diversas capitais – inclusive Manaus –, e considerando a situação sanitária do Brasil em relação à pandemia de covid-19, o MPF instaurou procedimento preparatório para reunir informações sobre o caso e avaliar possíveis medidas a serem adotadas.

O evento esportivo, segundo noticiado, seria inicialmente realizado na Argentina ou na Colômbia. Com a concordância do governo federal, ainda segundo informações publicadas em redes sociais e na imprensa, o campeonato estaria previsto para ocorrer entre os dias 13 de junho e 10 de julho, nas cidades de Manaus, Brasília, Natal e Recife.

As notícias apresentam ainda suposta declaração do governador do Amazonas, Wilson Lima, demonstrando interesse na realização de jogos da Copa América em Manaus, mesmo com o risco de uma terceira onda de covid-19 no estado. Informações de autoridade sanitária indicam o leve aumento no número de casos no Amazonas, com aumento das internações, além da preocupação com a nova variante do coronavírus (B.1.167), descoberta na Índia.

O MPF destaca que eventos esportivos fomentam o turismo local, além de eventos sociais e festas frequentadas pela população da região e pelos turistas. “O que, em um cenário de normalidade, seria desejável pode resultar em problemas como o aumento dos casos de covid-19, em virtude das aglomerações, além da contaminação de povos tradicionais e outros grupos sociais fragilizados, ocorrida por conta do afluxo de turistas a pontos de interesse em Manaus e no interior”, explica trecho do despacho do órgão.

Ainda a respeito das medidas para controle da pandemia no Amazonas, na ação civil pública n° 1000577-61.2021.4.01.3200, os órgãos de controle do Amazonas apresentaram pedido à Justiça Federal para que representantes da FVS, da Fiocruz e da Anvisa prestem informações sobre a situação atual do avanço da covid-19 no estado, incluindo dados sobre cepas identificadas em outros países. O pedido incluiu ainda que as instituições esclareçam as medidas recomendadas ao poder público para frear o avanço da doença no Amazonas e para detecção e monitoramento de variantes do coronavírus no estado – inclusive quanto à entrada de pessoas por meio de estradas, portos e aeroportos.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?