Compartilhe este texto

MPF pede urgência da Justiça para garantir educação escolar indígena em Manaus

Por Portal Do Holanda

13/10/2025 11h06 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal que se manifeste com urgência sobre uma ação civil pública ajuizada contra o município de Manaus e a União, que trata da implementação da política municipal de educação escolar indígena. A ação, proposta em 2 de outubro de 2024, completou um ano sem qualquer decisão judicial.

No documento enviado à Justiça, o órgão destacou que, após um ano de tramitação, apenas um dos pedidos da ação foi executado: a nomeação de uma conselheira indígena para o Conselho Municipal de Educação. Todas as demais solicitações permanecem sem atendimento pela prefeitura de Manaus e pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).

O MPF também defende a manutenção da União como parte da ação judicial. O órgão ressaltou que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reconhece o interesse federal no caso e que a exclusão de órgão federal violaria a Constituição Federal, que garante a proteção dos direitos indígenas, além de contrariar a legislação que atribui à União o poder de coordenar a educação escolar indígena.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas