Início Amazonas MPF pede que perfuração da Petrobras na foz do rio Amazonas seja suspensa
Amazonas

MPF pede que perfuração da Petrobras na foz do rio Amazonas seja suspensa

MPF pede que perfuração da Petrobras na foz do rio Amazonas seja suspensa
MPF pede que perfuração da Petrobras na foz do rio Amazonas seja suspensa

MANAUS – O Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à Petrobras para que suspendam a atividade de perfuração marítima programada para a bacia da foz do Amazonas.

A atividade vai impactar quatro comunidades indígenas no Amapá e comunidades quilombolas e ribeirinhas no Pará, mas não houve a consulta prévia, livre e informada, que é direito desses povos. Há também enorme potencial de danos ambientais sobre a costa da Amazônia Atlântica que poderiam atingir até o mar territorial da Guiana Francesa.

A recomendação tem por base dois procedimentos do MPF: no Pará, que investiga o licenciamento ambiental dos blocos FZA-M-59 e, no Amapá, que apura a ausência de consulta prévia às comunidades afetadas.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?