Manaus/AM - O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizará, no dia 30 de julho, o evento “Julho Caramelo”, uma ação de conscientização voltada à proteção animal, adoção responsável, vacinação e prevenção de zoonoses. A programação será realizada das 9h às 12h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da instituição.
Promovido pelo Comitê de Bem-Estar Animal (CoMPet), o evento terá palestras e debates sobre temas relacionados à saúde e aos direitos dos animais, incluindo prevenção e manejo da esporotricose, combate aos maus-tratos e a importância da participação da sociedade nos cuidados com cães e gatos.
A programação contará com quatro mesas de discussão, com a participação de representantes do MPAM, do Poder Judiciário, órgãos públicos, entidades e organizações da sociedade civil. Entre os assuntos abordados estarão as ações dos comitês de bem-estar animal, aspectos jurídicos relacionados aos maus-tratos e medidas de proteção aos animais.
Durante o “Julho Caramelo”, também será realizada uma campanha de arrecadação de ração para cães e gatos. A iniciativa faz referência ao Dia do Vira-Lata, celebrado em 31 de julho, e busca ampliar o debate sobre a responsabilidade coletiva na garantia do bem-estar dos animais.




Aviso