Início Amazonas MP recomenda exoneração de subsecretário em Parintins por nepotismo
Amazonas

MP recomenda exoneração de subsecretário em Parintins por nepotismo

MP recomenda exoneração de subsecretário em Parintins por nepotismo
MP recomenda exoneração de subsecretário em Parintins por nepotismo

Parintins/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) recomendou a exoneração imediata de Glauber Viana Gonçalves do cargo de subsecretário municipal de Administração em Parintins, por configurar nepotismo. A medida foi tomada pela 3ª Promotoria de Justiça de Parintins, após constatar que o nomeado é irmão da vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB).

A recomendação, parte de um inquérito que investiga irregularidades na nomeação de servidores, aponta que a nomeação fere a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a contratação de parentes de autoridades para cargos comissionados sem processo seletivo. O MPAM também recomendou a rescisão de contratos de outros servidores em situação de nepotismo, incluindo casos de nepotismo cruzado.

Além da exoneração, o MPAM orientou a prefeitura a exigir declarações de parentesco antes de novas nomeações e a adotar medidas para impedir a contratação de parentes até o terceiro grau do prefeito, vice-prefeita, secretários, vereadores e outros dirigentes. A promotora de Justiça Marina Campos Maciel, responsável pela ação, destacou a necessidade de transparência e legalidade na administração pública. A prefeitura tem 15 dias para comprovar o cumprimento da recomendação, sob pena de ações judiciais.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?