Início Amazonas MP realiza operação contra corrupção, deputado Saullo Viana é um dos alvos
Amazonas

MP realiza operação contra corrupção, deputado Saullo Viana é um dos alvos

MP realiza operação contra corrupção, deputado Saullo Viana é um dos alvos
MP realiza operação contra corrupção, deputado Saullo Viana é um dos alvos

O Ministério Público Estadual, através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado  (GAECO), cumpre hoje (15), 13 mandados de busca e apreensão e 12 de buscas pessoais, nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus. O deputado Saullo Viana é um dos investigados. O objetivo é levantar provas que comprovem os crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa cometidos durante a gestão do prefeito Romeiro José Costeira Mendonça (2017 a 2020).

Através de um esquema operado pelos alvos, o grupo teria desviado cerca de R$ 23 milhões dos cofres públicos. Entre os investigados na Operação “Cachoeira Limpa”, está o Deputado Estadual Saullo Velame Viana, o ex-prefeito Romeiro Mendonça, o ex-vice-prefeito municipal, Mário Jorge Bulbol Abrahão; o então Secretário Municipal de Finança de Presidente Figueiredo, Jander de Melo Lobato; o Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos, bem como vários empresários que combinaram frustrar ou fraudar, o caráter competitivo de vários procedimentos licitatórios.

Para dissimular o desvio do dinheiro público, os integrantes da ORCRIM adquiriram na cidade de Manaus/AM, diversas empresas que são controladas pelo Deputado Estadual Saulo Vellame Viana, na época cunhado do senhor Mário Abrhão, quem se valeu de "laranjass" como sócios.

O Ministério Público pediu ainda a prisão do Deputado Estadual Saullo Velame Viana, do ex-prefeito, do ex-vice-prefeito, do Secretário Municipal de Finanças, do Presidente da CPLs e dos empresários Rosedilse de Souza Dantas, sócia da empresa RAV Construções e Transporte, atual INCAS Construções; Márcio Frota Barroso, sócio da empresa Engefort Construções, atual Diretriz Engenharia; Paulo Sampaio da Silva, sócio da empresa Amsterdam/SVX Serviços, atual Porto Serviços Profissionais, da qual o Deputado Saullo Viana atuava como procurador, em substituição a mãe,Célia Viana, entre outros.O MP também pediu o afastamento do cargo dodeputado, mas a justiça negou os pedidos.

Os relatórios financeiros obtidos através da quebra do sigilo bancário deferida pela justiça revelam relação financeira suspeita entre as empresas que participaram dos mesmos certames licitatórios em Presidente Figueiredo, aponta parecer uma conta única, onde umas pagam as contas das outras e, não só, todas elas pagam as contas pessoas do Deputado Saullo Viana e de sua mãe.

A organização criminosa teve início na cidade de Parintins no ano de 2010 e já foi capaz de eleger um Deputado Estadual e um Vereador na cidade de Manaus. As investigações do GAECO estão na fase final e logo serão remetidas ao Poder Judiciário.

WhatsApp_Image_2021-02-15_at_07_42_55.jpeg
WhatsApp_Image_2021-02-15_at_07_42_55.jpeg

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?