Início Amazonas MP manda prefeitura suspender concurso público no Amazonas
Amazonas

MP manda prefeitura suspender concurso público no Amazonas

Irregularidades

Envie
MP manda prefeitura suspender concurso público no Amazonas
MP manda prefeitura suspender concurso público no Amazonas
Envie

Manaus/AM - O Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou à Prefeitura de Humaitá que suspenda o edital do concurso público referente somente as vagas para o cargo de procurador no município. A decisão foi expedida pelo promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti apontando que o certame não teve participação da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas (OAB-AM), como preconiza a Constituição.

"A atividade de assessoramento jurídico do Poder Executivo dos Estados é de ser exercida por procuradores organizados em carreira, cujo ingresso depende de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, nos termos do art. 132 da Constituição Federal. Preceito que se destina à configuração da necessária qualificação técnica e independência funcional desses especiais agentes públicos”, destacou o promotor na recomendação. 

A Recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MP da última sexta-feira (27). O procurador Rodrigo Nicoletti deu prazo de 10 dias para que a Prefeitura de Humaitá tome providências para que a OAB-AM possa participar da realização do concurso. 

Um Inquérito Civil também foi aberto pelo promotor para apurar a eventual ilegalidade no edital do concurso público de Humaitá quando a ausência de participação da OAB no processo. O concurso ficará suspenso para as vagas de procurador até que sejam solucionadas as irregularidades. 

Veja os textos da Recomendação e do Inquérito: 

Siga-nos no

Google News