Compartilhe este texto

MP abre investigação sobre pacientes amarrados em hospital de Parintins

Por Portal Do Holanda

23/02/2021 20h22 — em
Amazonas


Hospital Municipal Jofre Cohen - Foto: Reprodução

Manaus/AM - O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu uma investigação hoje (23) para apurar a conduta dos responsáveis após denúncia de pacientes amarrados em macas por falta de sedativo em Parintins. 

O objetivo da investigação do órgão é apurar a conduta do secretário de saúde do município e do diretor do Hospital Municipal Jofre Cohen. A Defensoria Pública também investiga o caso. 

O Ministério Público solicitou informações sobre o estoque de sedativos, estoque anual de todas as unidades de saúde de Parintins e o cronograma do medicamento caso acabe o estoque, além de informações sobre os pacientes. 

Posicionamento da Secretaria de Saúde

Em nota nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins afimou que não houve falta de medicamentos sedativos em pacientes intubados no Hospital Municipal Jofre Cohen, referência no tratamento de Covid-19. 

'Mesmo com o estoque crítico de bloqueadores neuromusculares no sábado, como informado ao Governo do Estado, em momento algum os pacientes ficaram sem a sedação necessária para mantê-los em ventilação mecânica'.

'Quanto à denúncia sobre pacientes "amarrados" nas macas, a contenção dos mesmos é necessária para mantê-los em segurança, ao iniciar a diminuição dos sedativos, como no processo de  extubação, evitando acidentes com os mesmos em uma movimentação brusca ou qualquer agitação que possa ocorrer após um longo período intubado'.

'A Secretaria informa também que há um número crescente de pacientes em estado grave, com necessidade de remoção a Manaus para tratamento de alta complexidade e que aguarda a transferência realizada pelo Governo do Estado do Amazonas'.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas