Manaus/Am - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e Escola de Serviço Público Municipal (Espi), numa parceria com o Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam), vai oferecer aos mototaxistas aprovados em processo licitatório do Município curso de capacitação.
O curso foi uma reivindicação dos próprios mototaxistas ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e deve atender mais de 1,6 mil trabalhadores na primeira fase e sem custos para os participantes e para a prefeitura.
O início das aulas está programado para 22 de setembro, sendo um módulo por semana. Os mototaxistas aprenderão sobre postura pessoal e profissional, planejamento e controle de finanças, higiene e segurança no trabalho, além de educação ambiental.
De acordo com o secretário da Semtrad, David Reis, assim como foi feito com as pessoas que deixaram de ser camelôs para se tornarem microempreendedoras, a prefeitura pretende qualificar todos mototaxistas de Manaus que foram licitados.
“Eles conversaram com o prefeito Arthur e solicitaram os cursos de qualificação. Vamos dar a oportunidade, porque temos uma excelente parceria com o Cetam e o Governo do Estado. Não vamos ter custos e os mototaxistas também não. É uma grande oportunidade para esses profissionais se qualificarem. Ganha também a população que vai ter prestação de serviços com qualidade”, destacou o secretário.
A diretora da Espi, Luiza Rebelo, explica que os módulos foram sugeridos pelos próprios mototaxistas e de acordo com as necessidades deles.
“Preparamos os módulos que vão ajudá-los nessa nova caminhada. Toda profissão necessita de qualificação. A gente vê que eles estão dispostos a voltar para a sala de aula. É muito importante o interesse deles. Alguns querendo, inclusive, fazer aulas de inglês”, disse a diretora.
Disposto a se qualificar, o mototaxista Antônio Amaral diz que precisa aprender a gerenciar o que ganha e a lidar com o público.
“Temos que aprender muita coisa. A segurança é um ponto importante e também temos de aprender a lidar com os passageiros. Às vezes um passageiro quer uma corrida, mas ele pergunta o preço e acha alto. Ele fala logo que estamos roubando. Aí temos de ter habilidade para negociar”, relatou Amaral.
O curso terá duração de 20 horas com quatro módulos, com as aulas sendo ministradas na Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), localizada na Universidade Nilton Lins e Escola Estadual Francisco Albuquerque, no centro da cidade.

