Manaus/AM - A condutora do veículo que colidiu com duas árvores – um ipê e um pau-pretinho – na avenida Djalma Batista firmou um termo onde se compromete a realizar, num período de sete dias, o replantio de mudas das mesmas espécies das duas árvores nos dois locais.
A muda de ipê terá que ter no mínimo 2,5 metros de altura e a do pau-pretinho, 1,80 metro. A colisão ocorreu na última segunda-feira(9) quando um veículo perdeu o controle atingindo um ipê branco, de aproximadamente 4 metros, e o pau-pretinho, com 1,80 metro.
Além de repor, a condutora terá que monitorar o replantio por um período de 60 dias e compensar o dano ambiental fazendo a entrega de outras 15 mudas de árvores da mesma espécie na sede do Viveiro Municipal.
As medidas aplicadas são previstas no Código Ambiental do Município e na Resolução 87/2016 do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), que estabeleceu os parâmetros das medidas compensatórias das espécies suprimidas dentro do Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus.
Os atropelamentos de árvores impactam a paisagem causando um desequilíbrio estético por conta do crescimento tardio dos indivíduos.

