Compartilhe este texto

Morre o general Thaumaturgo Vaz

Por Portal Do Holanda

20/12/2015 21h50 — em
Amazonas



No final da tarde deste domingo (20), o general de brigada Thaumaturgo Sotero Vaz morreu, após uma semana lutando contra uma pneumonia.



O militar de 83 anos, já comandou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e chegou a ser o segundo  na hierarquia do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Em entrevista meses antes de sua morte  para o blog do jornalista Marcelo Guerra, Onde Andas, hospedado no Portal do Holanda, o general contou  detalhes de sua trajetória. Ouça:



Em 2013 recebeu a medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, onde relembrou parte de sua trajetória em um discurso emocionado. A homenagem chegou a ser contestada pelo Projeto Jaraqui depois da divulgação no final de 2014 de um relatório da Comissão Nacional da Verdade acusando o militar de ter participado de execução e tortura no período da ditadura. A contestação foi negada.



 Vaz tambémera  neto do autor do hino de Manaus.
O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira no cemitério São João Batista e o velório deverá ser reservado somente para a família.

NOTA DO EXÉRCITO

O Comandante Militar da Amazônia, Gen Guilherme Theophilo, cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do General Thaumaturgo Sotero Vaz, nesta tarde do dia 20 de dezembro, e expressa sinceras condolências a todos os seus familiares, amigos e liderados.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas