Moradores de Tabatinga vão à Colômbia para garantir oxigênio a pacientes

Por Portal do Holanda

25/01/2021 7h36 — em Amazonas

Única saída - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda-Arquivo Portal do Holanda

Manaus/AM - Os hospitais dos municípios do Amazonas continuam em situação crítica de oxigênio e para evitar novas mortes,  familiares de pacientes em Tabatinga estão atravessando a fronteira para comprar o insumo na Colômbia. 

A alternativa foi a única encontrada pelos populares, já que o oxigênio que chega a Manaus demora dias para ser entregue ou chega em quantidade insuficiente na cidade.

Desde a semana passada, parentes e voluntários se revezam para ir até a cidade de Letícia, na região da fronteira, para reabastecer os cilindros. Eles tiram dinheiro do próprio bolso e emprestam veículos uns aos outros para salvar a vida de quem precisa do ar para sobreviver. 

O Hospital Regional de  Tabatinga recebeu uma das usinas de produção de oxigênio doadas pelo Hospital Sírio Libanês, mas a instalação da mesma ainda está em andamento. Atualmente, Tabatinga utiliza16m³/hora, do material e a usina terá capacidade de produzir 28m³.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas