Início Amazonas Moradores criticam serviços da Águas de Manaus em Fórum
Amazonas

Moradores criticam serviços da Águas de Manaus em Fórum

Moradores criticam serviços da Águas de Manaus em Fórum
Moradores criticam serviços da Águas de Manaus em Fórum

Manaus/AM - No dia 23 de outubro deste ano, o Fórum das Águas do Amazonas organizou uma oficina no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, para debater os direitos humanos à água e ao saneamento. A atividade visou informar os moradores sobre a situação dos serviços prestados pela empresa Águas de Manaus e proporcionar um espaço para que a comunidade compartilhasse suas experiências com a privatização do saneamento ao longo de 24 anos.

Os participantes expressaram sua insatisfação com a falta de abastecimento de água e a qualidade dos serviços oferecidos. Muitos afirmaram que, devido às tarifas elevadas, preferem abrir poços artesianos a contratar o serviço da concessionária, que não cobre toda a cidade. Além disso, a ausência de esgotamento sanitário foi uma preocupação recorrente, com denúncias de fiscalizações indevidas em busca de ligações clandestinas, mesmo entre aqueles que não utilizam o abastecimento da concessionária.

O Fórum ressaltou que, apesar do reconhecimento do direito à água pela ONU em 2010, mais de 1,5 milhão de manauaras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, com apenas 21,8% do esgoto tratado na cidade. Manaus ocupa a 86ª posição no Ranking do Saneamento 2024, evidenciando a precariedade dos serviços que não atendem às necessidades da população, especialmente os mais vulneráveis, mesmo com um contrato de concessão que vai até 2045.

A crítica à privatização do saneamento é uma pauta crescente em várias partes do mundo, levando a processos de reestatização. 

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?