Compartilhe este texto

Moção de repúdio contra Alckmin é aprovada na CMM

Por Portal Do Holanda

20/03/2013 17h05 — em
Amazonas




Reprodução/Assessoria 

A moção de repúdio contra a atitude do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de autoria do líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Manaus vereador Waldemir José, foi aprovada  e subscrita por unanimidade.

Em Audiência Pública, na comissão de Assuntos Econômicos do Senado,  presidida pelo senador Lindbergh Farias, Geraldo Alckmin se posicionou contrário à Medida Provisória N. 599/2012 do Governo Federal  que preserva as vantagens da Zona Franca de Manaus em relação aos impostos.

Pela proposta em discussão, o ICMS passaria a ser de 4% em todo o território nacional.  No Amazonas, a alíquota do ICMS é de 12%, que o governo do estado quer manter tendo em vista ser essa a fonte mais importante de arrecadação, porque as empresas da ZFM são beneficiadas com isenção de impostos como o IPI ou a redução de alíquotas, que pode chegar a ser reduzido em 88%  dos insumos destinados à industrialização.

Com a redução da alíquota de 12% para 4%, o estado teria que buscar receitas em outras fontes, o que significaria, acabar com as vantagens tributárias da ZFM. O problema é que essa vantagem tributária é que mantém as industriais em Manaus. Com fim dos incentivos fiscais fatalmente essas empresas se mudariam daqui.

Para o vereador Waldemir José, o modelo da ZFM não é perfeito. Contudo, acabar com ele sem ter uma proposta alternativa de desenvolvimento para a região é jogar toda uma população de volta às condições econômicas pré- ZFM. 

Ainda de acordo Waldemir, para os governos de São Paulo e Minas Gerais, estados com maior capacidade industrial do país, tal diferenciação de tratamento de tributos afeta os interesses desses estados, porque as indústrias optariam por Manaus devido seus incentivos fiscais.

" A Câmara Municipal tem se mostrar contrária a essa atitude, independente de partido político, porque o declínio da Zona Franca de Manaus atingirá toda a população do estado", concluiu.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, aprovada, camara municipal de manaus, contra Geraldo Alckimin, Manaus, moção de repúdio, unanimidade, Manaus, Amazonas

+ Amazonas