Manaus/AM - A partir desta segunda-feira (4/12), o rebanho do Amazonas está livre da febre aftosa com vacinação. O termo que formaliza a conquista foi assinado nesta manhã pelo governador Amazonino Mendes e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, colocando a pecuária amazonense no mercado nacional de comercialização de animais, produtos e subprodutos. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus, e reuniu pecuaristas do estado, prefeitos e parlamentares.
A certificação, segundo Amazonino, atrairá novos investidores, ampliando a pecuária no Estado e o mercado consumidor, com a expectativa de que a arroba do gado tenha valorização de aproximadamente 20%. “O setor agropecuário alcançou uma enorme vitória. É algo excepcional, fantástico. Muita gente se inibia de crescer no setor por conta dessas limitações. Agora não”, afirmou.
O titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, informou que, em 2019, o Amazonas estará livre da febre aftosa sem vacinação. “O próximo passo, em 2019, a região do Amazonas, Amapá, Roraima, Acre e parte de Rondônia já começam a receber o trabalho de livre de febre aftosa sem vacinação. Vamos suspender a vacinação. Isso amplia a possibilidade de um estado como o Amazonas ir ao mercado internacional a vender carnes bovinas, suínas”, declarou.

