Melo entrega 2,3 mil títulos definitivos de terra

Por

07/06/2014 12h47 — em Amazonas


O governador do Amazonas, José Melo, participou na manhã deste sábado  da entrega de 2.370 títulos definitivos de terra para moradores dos bairros Nova Esperança, Dom Pedro, Bairro da Paz, Alvorada e Compensa, nas zonas oeste e centro-oeste de Manaus. Em evento, realizado na quadra da Escola Estadual Marechal Hermes, no Nova Esperança, José Melo ainda anunciou que, até o fim deste ano, outros 11 mil títulos definitivos estarão prontos para serem entregues em outros bairros de Manaus e também no interior.
 
“Um direito que não pode faltar na vida de um cidadão é o de ter a sua moradia e poder dizer: ‘Aqui onde eu moro, é meu, é herança dos meus filhos’. Quantas pessoas não viviam a insegurança de algum dia um oficial de justiça bater na sua porta e dizer que teriam que sair do lugar. Agora, 2.370 famílias não têm mais esse desconforto”, disse Melo, ao revelar-se emocionado com a ação deste sábado.
 
 “Eu sei, exatamente o que é isso, porque eu não nasci governador, mas filho de seringueiro. Portanto, passei por todas as agonias que muitos aqui já passaram. Vi muitas pessoas com lágrima nos olhos agradecer a Deus por isso que representa, exatamente, as lágrimas da segurança de que daqui pra frente elas vão poder dizer – esse torrão que eu moro é meu, dos meus filhos e da minha família”.
 
Sebastiana Araújo Mendes, de 54 anos, esperava ansiosa pelo momento de receber o título definitivo do terreno onde mora há 25 anos no Nova Esperança. “É uma segurança para quem tem filhos e netos. A certeza de que o futuro está garantido, porque a casa onde a gente mora é um patrimônio de família. Recebemos uma bênção divina”, comemorou.
 
Obras em ritmo forte – Logo cedo, antes de chegar ao local da entrega de títulos, o governador andou pelas ruas dos bairros Jorge Teixeira, zona leste, e Rio Piorini, zona norte, onde o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus realizam, em conjunto, um pacote obras de asfalto, drenagem, limpeza, calçada e meio fio em diversas ruas. Melo foi conferir, ainda, o andamento da obra do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte, que se encontra em fase de acabamento e com entrega marcada para antes do fim de junho.
 
Ainda pela manhã, José Melo visitou a Arena da Amazônia, que passa por adaptações para se adequar ao padrão da FIFA em relação à comunicação visual, equipamentos e outros aspectos. Também esteve no Centro de Credenciamento da FIFA e observou os trabalhos de finalização que estão sendo feitos no entorno da arena.
 
O governador ficou satisfeito com o ritmo das obras no Rio Piorini, onde várias ruas já foram asfaltadas e as máquinas continuam trabalhando em pleno vapor e, principalmente, com o pronto-socorro. ”Eu fiquei preocupado com o andamento da obra no Jorge Teixeira, mas muito feliz com a da Rio Piorini e do Pronto Socorro. Nós já determinamos que o pronto-socorro será inaugurado antes do dia 30 de junho e eu, que passo aqui toda a semana para ver o ritmo, estou saindo muito feliz de ver que a programação da obra está sendo cumprida à risca. E aí vamos ter mais uma unidade de urgência e emergência, dividindo a demanda dos três prontos-socorros de Manaus –  Platão Araújo, João Lucio e 28 de Agosto”.

Meta é 30 mil títulos em um ano – O secretário de Estado de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, explicou que, neste ano, o Governo do Amazonas tem a meta de beneficiar cerca de 30 mil famílias com títulos definitivos de terra em Manaus e nos municípios do interior do Estado. Mendes informou que os títulos que começarão a ser entregues são resultado dos trabalhos de regularização fundiária realizados em 2013.
 
“Além de continuar a entrega dos títulos que foram trabalhados em 2013, o Governo do Amazonas vai entregar títulos remanescentes de anos anteriores, que, somados, totalizam cerca de 11 mil títulos em Manaus”, esclarece.
 
Interior – A SPF começou a entrega de títulos no dia 16 de maio, no município de Maués, quando foram entregues 160 títulos definitivos. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto. Ainda neste mês serão entregues cerca de 300 títulos no município de Parintins.
 
Novos títulos – Ainda neste ano, a SPF começará os trabalhos para emissão de mais de 11 mil novos títulos em parte dos bairros Compensa I e II, Vale do Sinai, Bairro da Paz, Ouro Verde, Redenção, Mundo Novo, América do Sul (Flores), Campos Sales, Vale do Amanhecer, Parque das Laranjeiras, Colônia Santo Antônio, Novo Israel e Santa Etelvina.

+ Amazonas