Compartilhe este texto

Melo anuncia plano para qualificação tecnológica

Por Portal Do Holanda

20/10/2015 16h50 — em
Amazonas



Alunos de escolas públicas de Iranduba e Humaitá (a 27 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente) são os próximos a receber o Programa de Formação de Desenvolvedores de Software, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica e a empresa TPV. O governador José Melo adiantou nesta terça-feira, 20 de outubro, que está articulando com empresas do Polo Industrial de Manaus a ampliação de iniciativas como essa a partir do uso de parte dos recursos de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas.



A informação foi divulgada pelo governador durante entrega de tablets a professores da rede municipal, como parte do Pacto pela Educação do Amazonas, e reunião com estudantes que participam do Programa de Formação de Desenvolvedores de Software em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O programa é mantido pelo Governo do Estado no município e também em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) desde o início do ano, com a capacitação de 800 alunos do ensino médio, com o objetivo de montar escritórios para prestação de serviços em tecnologia.



De acordo com a Seduc, a expectativa é abrir inscrições para cerca de 150 vagas no programa, ainda em dezembro deste ano, para Iranduba. Em Humaitá, a previsão é começar a seleção de aproximadamente 350 alunos a partir de março do ano que vem. Todos os detalhes ainda serão divulgados pela Seduc. Com a iniciativa, o Governo do Estado aposta na formação de capital intelectual para atender ao setor de tecnologia. O programa é coordenado pela Seduc em parceria com a Fucapi, com apoio financeiro nas duas cidades da empresa TPV. As multinacionais Panasonic e Samsung também devem entrar na parceria nos novos municípios.

Participam estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Por meio do programa, os jovens entram no universo do desenvolvimento de software e se preparam para atuar no mercado de trabalho.



Manacapuru é a segunda cidade do interior a receber os tablets do Governo do Estado para auxiliar os professores da rede municipal nas atividades escolares. Os equipamentos foram entregues a docentes que atuam ministrando aulas para turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Em Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus), a tecnologia chegou a 83 professores. Ao todo, serão entregues, sem ônus para os municípios, 28 mil tablets para professores que ministram aulas no ensino fundamental nas escolas das redes municipais de ensino do Estado. Os professores da rede estadual já foram contemplados.

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas