Compartilhe este texto

MEC avalia escolas da Semed inseridas no Programa Mais Educação

Por Portal Do Holanda

14/05/2014 16h15 — em
Amazonas



 

Oito escolas da Secretaria Municipal de Educação estão sendo avaliadas por técnicos de seis universidades públicas federais. A atividade, que encerra-se no próximo dia 19, faz parte do Programa Mais Educação: Impactos na Educação Integral e Integrada, realizada sob a responsabilidade da Diretoria de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação.

Os técnicos pertencem à Universidade Federal de Minas Gerais, UNIRIO, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal de Goiás. Desenvolvida em duas fases, a pesquisa no primeiro momento ocorreu em caráter quantitativo, finalizado ano passado. A segunda fase, a qualitativa, está em andamento na rede de ensino. A proposta é analisar o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de educação em tempo integral no Brasil.

Visando apurar o trabalho nas unidades de ensino do município, o grupo de pesquisadores realizam visitas de campo, desenvolvendo os seguintes procedimentos: entrevistas na Semed e em algumas das escolas envolvidas na experiência; observações diretas em locais de realização da experiência; entre outros processos de análise.

Com o privilégio de ser a primeira cidade visitada da região Norte, o Programa Mais Educação: Impactos na educação integral e integrada, em visita técnica do Ministério da Educação, entrevistou em Manaus a chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, Jussara Tavares Marques. Segundo a educadora, a pesquisa é importante para avaliar o trabalho executado pela Secretaria.

“Nós recebemos a equipe, que está prestando um serviço para o MEC. É uma pesquisa de como o Programa Mais Educação está sendo operacionalizado no município em relação a todo o Brasil. Nesse primeiro contato, fizemos uma apresentação do programa, que visa levar ao aluno um aprendizado melhor e para que tenham o desejo de voltar à unidade de ensino”, comentou, lembrando que o encontro teve a participação dos assessores técnicos do programa nas escolas municipais.

Escolha

Segundo o coordenador do Programa Mais Educação na Semed, Anderson Rodrigues, o fato de a Semed ter sido escolhida para pesquisa, mostra o bom trabalho realizado pelo município. Segundo ele, o grupo de pesquisadores a serviço do MEC, contribuirá para a melhoria das atividades do programa na rede de ensino.

“Este trabalho é significativo pelo fato de mostrar o trabalho desenvolvido nas escolas da rede e favorece uma análise dos resultados obtidos, além de apontar novos caminhos para seguir em direção da implantação da educação integral. O programa já está consolidado nas escolas com a realização de atividades complementares no horário regular de ensino e a opção da secretaria em aderir tem demonstrado o empenho pela melhoria dos indicadores de aprendizagem dos alunos”, explicou.

Pesquisa

Percorrendo algumas escolas municipais, que fazem parte do Programa Mais Educação, a professora da UFMG, Lucia Helena Alvarez Leite, disse que a pesquisa será feita para melhorar as atividades que ocorrem nas unidades de ensino de todo o país. “A rede municipal de Manaus foi uma das experiências escolhidas para a gente conhecer. Vamos ficar aqui até o dia 19 de maio, conversando com o estudante, pais, diretores de escolas, professores comunitários, conhecendo as experiências para poder ver e identificar como está acontecendo no município”. A professora acrescentou, ainda, que foi realizada uma pesquisa quantitativa e estudos de casos. Segundo ela, uma das características era a diversidade regional, no caso da cidade de Manaus, pela realidade geral de escolas do campo, ribeirinhas e urbanas.

Ano passado, o Programa Mais Educação na Semed teve a participação de 299 escolas municipais, com o atendimento de 35.974 alunos da rede. A previsão para este ano é que sejam incluídas 40 novas unidades de ensino, totalizando 332 escolas. No final de maio, a Secretaria irá contabiliza os números finais do atual ano letivo sobre o programa.

Mais Educação

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas