Maus Caminhos: TRF concede liberdade a Mouhamad Moustafá em cinco ações penais

Por Portal do Holanda

05/08/2021 14h46 — em Amazonas

Foto: Reprodução

Manaus/AM - Desembargadores da Terceira Turma do TRF1 (Tribunal Regional Fderal da 1ª Região), em Brasília, revogaram a prisão preventiva decretada contra o médico Mouhamad Moustafá, em cinco ações penais ajuizadas pelo MPF (Ministério Público Federal) no âmbito da Operação Maus Caminhos.

A revogação aconteceu na última terça-feira (3). De acordo com os magistrados, as ações penais contra Mouhamad já foram sentenciadas ele cumpre medidas cautelares há quatro anos e está em liberdade há um ano sem por em risco a ordem pública ou econômica, a aplicação da lei penal e a instituição criminal.

“Prisão preventiva é medida excepcional que somente deve ser decretada ou mantida quando presentes os pressupostos previstos no art. 312 do Código de Processo Penal e quando (…) as medidas cautelares diversas da prisão se mostrarem insuficientes para acautelar a ordem pública; a aplicação da lei penal; ou a instrução criminal”, diz trecho do documento.

Mouhamad é apontado pelo MPF como o chefe de um esquema criminoso que desviou mais de R$ 10o milhões da Saúde do Amazonas e já foi condenado em 12 ações penais que somam 131 anos de prisão por crimes de peculato e organização criminosa.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas