Manaus/AM - Com o objetivo de beneficiar crianças prematuras e portadoras de doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita, a Maternidade Moura Tapajóz, bairro Compensa, zona Oeste iniciou nesta segunda-feira (29), o Ciclo 2018 para a aplicação do Palivizumabe, um tipo de anticorpo que induz a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), prevenindo formas graves de infecção em bebês de alto risco.
A Maternidade Moura Tapajóz, de acordo com a diretora Angélica Tavares, é um dos quatro polos do município de Manaus para a aplicação do medicamento, fornecido pelo Ministério da Saúde, beneficiando crianças com maior risco de internações ou complicações decorrentes do VSR.
Durante evento de abertura do Ciclo 2018, o responsável estadual pelo programa Palivizumabe na Secretaria de Estado da Saúde (Susam), enfermeiro Luciano Pereira, explicou que o VSR é um vírus que tem maior sazonalidade no Amazonas entre os meses de fevereiro e junho e, por indicação de portaria do Ministério da Saúde, o medicamento é direcionado para três grupos específicos de crianças: prematuros com idade gestacional abaixo de 29 semanas; doença pulmonar crônica ou doença cardíaca que possa alterar de maneira sistêmica as funções do organismo do bebê.
Além da Maternidade Moura Tapajóz, o programa conta com os polos nas maternidades Ana Braga (zona Leste), Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu (zona Sul). De acordo com o enfermeiro, no Ciclo de 2017, o programa atendeu quase 300 crianças. A dona de casa Mônica Galvão foi uma das mães que compareceu na cerimônia de abertura do Ciclo de 2018 do Palivizumabe para iniciar a participação do filho de quatro meses no programa.

