Manejo da arborização beneficia 115 árvores no Igarapé do Franco
As secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Limpeza Pública mantêm em andamento o trabalho de manutenção e limpeza das margens do Igarapé do Franco, no bairro da Compensa. Até o último sábado, 115 árvores já haviam sido submetidas a procedimentos de poda de levantamento de copa, retirada de erva-de-passarinho e corte de indivíduos mortos.
De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo, Heitor Liberato, a avaliação da arborização, precedendo as ações de manejo, são importantes porque reduzem riscos de queda e permitem que a área receba o tratamento adequado. Segundo ele, o procedimento vai depender do tipo de solo e do estado de manutenção das margens.
O diretor lembra ainda que nas vias públicas arborizadas, o trabalho de avaliação prévia surte um efeito positivo por conta também da redução do número de árvores que tombam durante os temporais registrados na cidade. Apenas oito cortes de indivíduos arbóreos mortos foram necessários.
Além da limpeza, os técnicos da Semmas estão realizando também o trabalho de análise de risco de queda e indicando para a Semulsp as árvores que devem ser manejadas. A Semmas também realiza o Projeto O Semmas na Comunidade, destinado à sensibilização dos moradores e comerciantes do entorno da área do igarapé sobre destinação correta dos resíduos.
NULL
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Manaus, Amazonas