Manaus terá novo porto de passageiros com investimento de quase R$ 800 milhões

Uma nova era para o transporte fluvial na capital amazonense começa a se desenhar. Foi publicada no Diário Oficial da União a licitação para a construção de um moderno porto de passageiros na área da Manaus Moderna, um projeto avaliado em quase R$ 800 milhões.
A iniciativa é considerada estratégica para a região e conta com o respaldo direto do governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (17), pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), que celebrou a concretização de um pleito antigo. "Hoje temos uma grande notícia: a licitação do projeto e da execução da obra de um novo porto na cidade de Manaus", afirmou o senador. Ele destacou que o local, atualmente conhecido por embarques e desembarques em condições precárias, será transformado em um terminal de qualidade.
Infraestrutura moderna para o transporte fluvial
O novo terminal será exclusivamente dedicado a passageiros, visando aprimorar a segurança, o conforto e a infraestrutura do transporte hidroviário. Essa melhoria é crucial para conectar Manaus aos diversos municípios do interior do Amazonas, onde os rios são as principais vias de deslocamento.
De acordo com Omar Aziz, o investimento responde a uma demanda histórica da população que depende diretamente dos rios para seu dia a dia. "Serão beneficiadas todas aquelas pessoas que precisam utilizar as nossas estradas, que são os rios, através da ida e vinda do interior do Amazonas", ressaltou o senador.
O senador fez questão de agradecer o esforço das equipes técnicas envolvidas no desenvolvimento do projeto e salientou o papel fundamental do governo federal para que a proposta se tornasse realidade. "Quero aqui agradecer imensamente a toda a equipe que trabalhou em cima desse projeto, mas principalmente ao presidente Lula, que assumiu esse compromisso e está honrando com a nossa cidade e com o nosso estado", concluiu Aziz

ASSUNTOS: Amazonas