Manaus retoma projeto de ‘Terapia Assistida por Animais’ para idosos

Manaus/AM - Com o objetivo de oferecer estímulo cognitivo aos idosos institucionalizados, com auxílio de pets, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizou, nesta quarta-feira, 5/2, o retorno do projeto “Terapia Assistida por Animais”, na sede da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Conhecida como cinoterapia ou Terapia Assistida por Animais (TAA), a prática leva cães para interagir com os idosos por meio de carícias, brincadeiras e conversas, estimulando a comunicação e o bem-estar emocional.
O projeto, conhecido popularmente como “Pet Terapia”, é desenvolvido em parceria com a neuropsicóloga Cláudia Araújo e oferece sessões interativas para os idosos da Fundação Doutor Thomas. Com duração de aproximadamente 40 minutos, as atividades estimulam circuitos cognitivos e funções motoras por meio de comandos e interações com os animais.
As sessões acontecem as segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, na sede da FDT, e contam com a participação de duas cadelas da raça Golden Retriever: Mercedes Marley, de 8 anos, e sua filha Melanie Klein, de 3 anos.
A neuropsicóloga Cláudia Araújo, especialista em reabilitação cognitiva, explica como a Terapia Assistida por Animais, contribui para a saúde mental da pessoa idosa.
“A presença dos animais transforma o ambiente e o estado emocional dos idosos. Essa terapia vai além do simples contato: elas promovem bem-estar emocional, reduzem a ansiedade, estimulam a memória e fortalecem os laços afetivos. Essas interações não só trazem alegria, mas também desempenham um papel essencial na saúde mental e na qualidade de vida da pessoa idosa”, explicou a especialista.
Tratamento e cuidado com os animais
Antes de interagir com os idosos, Mercedes e Melanie recebem cuidados especiais, como banhos, corte e lixamento das unhas, verificação da pelagem, entre outros.
“É essencial que tomemos todo o cuidado necessário com ambas, garantindo que estejam sempre saudáveis e confortáveis para proporcionar o melhor atendimento aos idosos”, afirmou a neuropsicóloga, Cláudia Araújo.

ASSUNTOS: Amazonas