Manaus registra mais de 1,2 mil novos casos de HIV em 2025
Manaus/AM - A capital amazonense registrou, em 2025, 1.298 novos casos de HIV em adultos e 445 novos casos de Aids, além de 183 óbitos pela doença. Diante dos números, a Prefeitura inicia nesta segunda-feira (1º), no Mercado Adolpho Lisboa, a programação do Dezembro Vermelho, campanha anual de prevenção e controle do HIV/Aids. A ação ocorre das 9h às 15h, com abertura oficial às 11h.
Testes - Organizada pela Semsa em parceria com a FVS-RCP e organizações da sociedade civil, a campanha reforça medidas de prevenção, combate ao preconceito e defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV. No local, haverá testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, orientação, distribuição de preservativos e autotestes, além de oferta para adesão à PrEP, método preventivo com uso diário de medicação.
A chefe do núcleo de ISTs da Semsa, Thayná Silva, destaca que dezembro terá ações em unidades de saúde para incentivar testagem, diagnóstico precoce e tratamento oportuno. Ela reforça o tema da campanha deste ano, “I=I (Indetectável = Intransmissível)”, que explica que pessoas com carga viral suprimida não transmitem o HIV.
A rede municipal acompanha 11.954 pessoas vivendo com HIV, oferece PrEP em 14 unidades, PEP em 11 unidades, e testes rápidos e insumos preventivos em 193 unidades de saúde.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas