Compartilhe este texto

Manaus inicia campanha de vacinação contra a pólio na próxima semana

Por Portal Do Holanda

21/05/2024 16h13 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / Semsa

Manaus/AM - Na próxima segunda-feira (27), terá início a campanha de vacinação contra a poliomelite em todas unidades básicas da rede assistencial de Manaus. A campanha, que ocorre em todo o Brasil, segue até o dia 13 de junho, tendo o dia 8 como “Dia D” de mobilização.

A campanha tem como público-alvo crianças de 1 a 4 anos de idade, com a meta de imunizar 95% dessa população, estimada em 127.993 crianças em Manaus, conforme o Censo de 2022. As unidades de saúde vão oferecer também a atualização vacinal para crianças de 2 a 11 meses, a fim de assegurar o acesso do público e ampliar a cobertura contra a doença.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que o esquema vacinal contra a poliomielite prevê, desde 2016, três doses de vacina inativada, aos dois, quatro e seis meses de idade, mais duas doses de reforço com a vacina oral, a “gotinha”, aos 15 meses e aos quatro anos. As duas serão ofertadas durante a campanha, antecipa ela, atendendo toda a população de crianças menores de 5 anos.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda, capaz de infectar crianças e adultos, podendo causar paralisia nos membros inferiores, em casos graves. No Brasil, ela teve seu último registro em 1989, antecipando a certificação do país como livre da poliomielite, em 1994


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas