Compartilhe este texto

Manaus faz levantamento para identificar animais com esporotricose

Por Portal do Holanda

25/06/2022 16h31 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai iniciar na próxima segunda-feira, 27, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste, um levantamento sobre o quantitativo de gatos em cada domicílio e identificação de casos de . Após essa identificação, os felinos doentes serão encaminhados para avaliação por médico veterinário no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand (CCZ), no bairro Compensa.

A esporotricose é uma zoonose que pode afetar pessoas e animais, especialmente gatos, causada por fungos do gênero Sporothrix. Em animais, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele (úlceras), que não cicatrizam e se espalham rapidamente.

O fungo da esporotricose pode ser transmitido aos animais e às pessoas pelo contato com materiais contaminados, como casca de árvores, palha, farpas, espinhos ou terra. Em contato direto, o animal contaminado transmite a doença por meio de arranhões, mordidas ou contato com a pele lesionada.

Notificações

Os primeiros casos de esporotricose humana foram registrados em Manaus no ano passado, totalizando, até maio deste ano, 160 ocorrências da doença, sendo que 80 desses casos foram notificados em 2022. Do total de 160 registros, 82,2% (129) estão concentrados na zona Oeste de Manaus, com 57 casos confirmados no bairro Santo Antônio.

Para pacientes com suspeita de esporotricose humana, a Semsa disponibiliza atendimento médico em oito unidades de saúde de referência.

Os sintomas iniciais em humanos são lesões similares a uma picada de inseto, que podem ter cura espontânea, mas é uma doença grave caso não seja identificada e tratada precocemente, principalmente porque o fungo pode atingir os pulmões, causando tosse, falta de ar e febre. O importante é procurar o atendimento em uma unidade de saúde.

Unidades para o atendimento de esporotricose humana

Disa Norte

Clínica da Família Carlson Gracie - avenida Curaçao, s/n, Nova Cidade.

UBS Armando Mendes - rua Aragarças, s/n, conjunto Manoa, Cidade Nova.
(Policlínica de Referência –Dr. José Antônio da Silva);

Disa Sul

Clínica da Família Dr. Antônio Reis - rua Escandinávia, São Lázaro (Policlínica de Referência Castelo Branco);

Disa Leste

Clínica da Família Severiano Nunes - rua das Dálias, s/n, Jorge Teixeira;

UBS Luiza do Carmo - avenida Ministro Mário Andreazza, 5.585, Vila da Felicidade.

(Policlínica de Referência Dr. Antônio Comte Telles);

Disa Oeste

UBS Vila da Prata - rua Gusmania, s/n, conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada;

UBS Santo Antônio - rua Promécio, s/n, Vila da Prata;

UBS Ajuricaba - rua Lauro Bittencourt, s/n, Santo Antônio.

(Policlínica de Referência Djalma Batista)



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas