Início Amazonas Manaus deve contabilizar 1,5 milhão de eleitores até maio
Amazonas

Manaus deve contabilizar 1,5 milhão de eleitores até maio

O número de eleitores em Manaus, aptos a votar nas eleições de outubro de 2012 vai girar em torno de 1,5 milhão. De acordo com os números do Tribunal Regional Eleitoral – TRE já estão cadastrados na capital 1.139.6  eleitores. Nos municípios do interior do Estado estão registrados 915.101 mil. O prazo para o cadastro de novos eleitores encerra em maio de 2012.

Portanto, em todo o Estado já estão devidamente aptos a votar nas próximas eleições 2.054.764 milhões de eleitores. A disputa em Manaus por uma vaga de vereador deverá ser das mais acirradas, com o número de candidatos podendo ultrapassar a casa dos mil concorrentes. A Câmara Municipal já se mobiliza para elevar de 38 para 41 o número de vereadores da cidade.

Nas eleições de 2008, onde foram eleitos os atuais parlamentares municipais, estavam na disputa 773 candidatos. Vale lembrar, que está em análise no Congresso proposta de emenda ao projeto de reforma política, onde fica proibida a coligação nas chapas de candidatos proporcionais, ou seja, se aprovada essa emenda, cada partido deverá apresentar chapa completa de vereadores.

Para a eleição majoritária, embora ainda esteja longe de definir os candidatos oficiais, já se apresentaram como pré-candidatos a prefeito de Manaus  Hissa Abrahão (PPS), Serafim Corrêa (PSB) e Amazonino Mendes (PDT) que vai disputar a reeleição. É esperado um candidato o PMDB, que pode ser o senador Eduardo Braga, que aparece em primeiro lugar nas intenções de votos na pesquisa feita pela Action. A deputada federal Rebeca Garcia (PP) também aparece bem cotada.

Nas eleições gerais de 2010 estavam cadastrados 2.028.122 milhões de eleitores. Os maiores colégios eleitores no interior do Estado estão em Manacapuru, que tem atualmente 59.64 eleitores, seguido por Parintins com 58.003 e Itacoatiara com 57.200. Coari, a segunda maior economia do Estado soma apenas 41,676 eleitores. De acordo com os dados do TRE, os municípios com menores números de eleitores são: Japurá com 3.307 eleitores, Amaturá com 4.664 e São Sebastião do Uatumã com 4.920 eleitores.

 

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?